Dados do Trabalho
Título
A contribuição da Neuropsicopedagogia no processo de ensino-aprendizagem: uma revisão bibliográfica
Objetivos
Objetivos:
- Analisar o papel da Neuropsicopedagogia na identificação e intervenção de dificuldades de aprendizagem.
- Investigar a relação entre o funcionamento neurológico e o desempenho acadêmico.
Material e Método
Para a realização deste estudo, foi conduzida uma revisão bibliográfica de artigos científicos, livros e teses relacionados à Neuropsicopedagogia. Foram consideradas as teorias e abordagens mais utilizadas nessa área, assim como os instrumentos de avaliação e intervenção comumente empregados. A técnica utilizada foi a revisão sistemática da literatura, com análise crítica dos dados obtidos.
Livros relevantes sobre Neuropsicopedagogia:
- "Neuropsicopedagogia – Avaliação e Intervenção em Transtornos de Aprendizagem" (Cláudia Broggio, 2019)
- "Neuropsicopedagogia Clínica: Um Olhar Sobre a Aprendizagem e Suas Dificuldades" (Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, 2020)
- "Manual de Neuropsicopedagogia" (Flávia Campos Malta Connor, 2018)
Resultados
Os resultados obtidos apontaram que a Neuropsicopedagogia desempenha um papel fundamental na identificação precoce de dificuldades de aprendizagem, permitindo a implementação de estratégias educacionais personalizadas e eficazes. Além disso, foi observado que a abordagem neuropsicopedagógica considera a individualidade do aluno e valoriza suas potencialidades cognitivas.
Um dos resultados observados foi a eficácia da abordagem neuropsicopedagógica na identificação precoce de dificuldades de aprendizagem. Por meio de estratégias educacionais personalizadas baseadas no funcionamento neurológico do aluno, foi possível promover um melhor desempenho acadêmico e favorecer o desenvolvimento cognitivo.
Conclusões e implicações dos resultado
Conclusões: Conclui-se que a Neuropsicopedagogia é uma área interdisciplinar que integra conhecimentos da Neuropsicologia, Pedagogia e Psicopedagogia, contribuindo para uma compreensão mais ampla das dificuldades de aprendizagem e para o desenvolvimento de intervenções mais eficazes no ambiente escolar.
Implicações dos Resultados: Os resultados deste estudo destacam a importância da atuação da Neuropsicopedagogia no contexto educacional, ressaltando a necessidade de uma abordagem mais inclusiva e individualizada para atender às necessidades dos alunos com dificuldades de aprendizagem. Profissionais da área da Educação podem se beneficiar dessas informações para aprimorar suas práticas pedagógicas e promover um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e eficaz para todos os estudantes.
mportante ressaltar que este é um trabalho contínuo, em constante estudo e aprimoramento, visando contribuir de forma significativa para a compreensão das dificuldades de aprendizagem e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes.
Área
Neurodesenvolvimento e seus Transtornos
Categoria
Educador
Instituições
One Neuromind - Distrito Federal - Brasil
Autores
SULAMITA DA SILVA DO BOMFIM ALMENDRA