Dados do Trabalho
Título
OS EFEITOS DE UM PROGRAMA NEUROPSICOPEDAGOGICO DE CONSCIENCIA FONOLOGICA NAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NOS ESCOLARES DAS SERIES INICIAIS
Objetivos
O estudo teve por objetivo avaliar os efeitos de um programa neuropsicopedagógico de consciência fonológica (PNCF) nas habilidades linguísticas e no desempenho acadêmico de escolares sem e com dificuldades de aprendizagem (DA). As crianças em processo de alfabetização precisam compreender que a linguagem é formada por unidades menores que compõem uma palavra. Sendo que uma das habilidades preditoras da alfabetização é a consciência fonológica, caracterizada pela capacidade de refletir sobre as características sonoras das palavras, como rimas, aliterações e fonemas.
Material e Método
Participaram do presente estudo 3.844 (1846 sem DA e 1998 com DA) escolares com idade entre 7 e 10 (8,73) anos. Os participantes foram divididos randomicamente em quatro grupos da seguinte forma: ( A1 – 923 escolares sem DA que não realizaram o PNCF; A2 – 923 escolares sem DA que realizaram o PNCF; B1- 999 escolares com DA que não realizaram o PNCF; B2 - 999 escolares com DA que realizaram o PNCF. Sendo o PNCF composto por um conjunto de 25 atividades baseadas em Funções Executivas, que visam o desenvolvimento das habilidades metafonológicas, que foi aplicado duas vezes por semana, com duração de 15 sessões (divididas em três níveis de dificuldades), com duração de 15 minutos cada. O PNCF foi aplicado pela professora regente da turma e realizado na própria sala de aula dos escolares. Para avaliação das habilidades cognitivas e do desempenho acadêmico os escolares foram submetidos a dois momentos de avaliação através dos seguintes protocolos: a) Escala de Triagem Neuropsicopedagógica para Memória Operacional (ETNMO); b) Escala de rastreio para Habilidades de Consciência Fonológica (ERHCF); c) Escala de Rasteiro para Leitura e Escrita (ERLE); d) Avaliação do Rendimento Acadêmico (AVRA). Os protocolos utilizados foram aprovados pelo comitê de ética da UFRJ (parecer no. 1.394.198).
Resultados
Nossos resultados mostram que os escolares do grupo A2 obtiveram um desempenho superior de 22%(p<0,01) no que diz respeito a habilidades relacionadas a memória operacional avaliadas na ETNMO, quando comparados com os escolares do grupo A1 na segunda avaliação. No que diz respeito as habilidades de consciência fonológica, os resultados obtidos na ERHCF após serem submetidos ao PNCF sinalizam que os escolares do grupo A2 apresentaram um desempenho superior de 16%(p<0,05) quando comparados com os indivíduos do grupo A1. Quando avaliados após o PNCF em relação as habilidades de leitura e escrita através da ERLE, os escolares do grupo A2 apresentaram um desempenho superior de 28%(p<0,01) em relação aos participantes do grupo A1. Quando analisados os resultados obtidos na AVRA após o PNCF os escolares do grupo A2 apresentaram uma superioridade 14%(p<0,01) quando comparados aos participantes do grupo A1. Já em relação as crianças com dificuldades de aprendizagem, quando analisados os resultados obtidos na ETNMO os escolares do grupo B2 apresentaram um desempenho superior de 29%(p<0,01) quando comparados com os escolares do grupo B1. Em relação as habilidades relacionadas a consciência silábica, consciência sintática e consciência fonêmica avaliadas na ERHCF, após serem submetidos ao PNCF os escolares do grupo B2 apresentaram um desempenho superior de 34%(p<0,01) quando comparados com os escolares do grupo B1. Em relação as habilidades de leitura e escrita avaliadas na ERLE, nossos resultados mostram que os escolares do grupo B2 apresentaram um desempenho superior de 36%(p<0,01) em relação aos participantes do grupo B1 na segunda avaliação. Em relação desempenho acadêmico (AVRA) os resultados mostram que os participantes do grupo B2 apresentaram um aumento de 27%(p<0,01) quando comparados aos participantes do grupo B1na segunda avaliação.
Conclusões e implicações dos resultado
Os resultados deste estudo demonstram a importância de práticas sistematizadas, como as propostas pelo PCNF, em melhorar significativamente a memória operacional, habilidades relacionadas à linguagem e o desempenho acadêmico de crianças com desenvolvimento típico, com idade entre 7 e 9 anos. Observamos melhorias em todos os domínios medidos, incluindo o desempenho acadêmico de crianças tanto sem, quanto com dificuldades de aprendizagem, nos grupos experimentais em comparação com os respectivos grupos controle. Conclui-se, portanto, que os resultados deste estudo são consistentes com as evidências que apoiam a eficácia de atividades direcionadas que envolvam funções executivas e consciência fonológica. Essas atividades promovem o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas e, consequentemente, níveis melhores de rendimento acadêmico. Isso evidencia a importância de intervenções neuropsicopedagógicas institucionais para o desenvolvimento pleno das capacidades acadêmicas das crianças.
Área
Neurodesenvolvimento e seus Transtornos
Categoria
Educador
Instituições
CENSUPEG - Santa Catarina - Brasil
Autores
TATIANA ANSELMO, CLAUDIA FILIPPO, LILIENE MARIA FERRANDINI, TAIS CARENZI, VITOR DA SILVA LOUREIRO, FABRICIO BRUNO CARDOSO