Dados do Trabalho
Título
DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇOES EXECUTIVAS PARA A APRENDIZAGEM: CONSTRUÇAO E VALIDAÇAO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PROFESSORES
Objetivos
Construir uma cartilha eletrônica para professores da Educação Infantil e Fundamental I sobre a importância do desenvolvimento das funções executivas para a aprendizagem e validar o conteúdo educativo e a aparência com juízes especialistas.
Material e Método
O estudo foi desenvolvido em uma escola privada da Grande Vitória que oferece Educação Infantil e Fundamental I e II, no período de julho de 2022 a maio de 2024. O estudo foi seccionado em 4 fases para construção e validação: na 1ª fase da construção da cartilha, o projeto foi elaborado e submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); na 2ª fase foram realizados o levantamento de dados, elaboração da revisão integrativa e as entrevistas; na 3ª fase, o instrumento foi elaborado a partir da análise dos dados da revisão integrativa e das entrevistas, seguido pela elaboração do texto e do roteiro e então iniciada a confecção do material pelo designer; na 4ª fase, a validação do material construído utilizou-se o índice de validade de conteúdo (IVC) que se deu pela avaliação dos juízes possibilitando a adequação do instrumento. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob parecer 5.496.080.
Resultados
A partir da revisão integrativa de literatura, estudos precedentes revelam a eficácia de recursos educativos para refinar a compreensão dos indivíduos sobre diferentes temáticas. Com os dados obtidos nas fases iniciais, foi possível identificar a importância de uma abordagem educacional de fácil compreensão, para o público-alvo, utilizando as ferramentas visuais para auxiliar nesse processo, além de evitar o uso exacerbado de jargões técnicos. O desenvolvimento do conteúdo da tecnologia esteve alicerçado em tais informações, visto que o produto das entrevistas se dá pela vivência do público. A tecnologia elaborada neste estudo é uma potencial ferramenta pedagógica de baixo custo, amplamente acessível e de fácil disseminação para contextos escolares, como instrumento facilitador para que os educadores compreendam a importância do desenvolvimento das funções executivas para a aprendizagem. Visto que os índices de transtornos de neurodesenvolvimento têm expandido e a presença de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e/ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula tornou-se prevalente, é crucial abordar essas questões. Ambos transtornos citados acima apresentam uma disfunção no córtex pré-frontal, região do cérebro responsável pelo gerenciamento das funções executivas. Devido a linguagem e ilustrações de fácil interpretação, a cartilha é entendível para diferentes níveis de escolaridade e habilidades de compreensão. No entanto, é importante ressaltar a limitação deste estudo, dado que o grupo de entrevistados está restrito a uma determinada região, sendo assim, está sujeito a não representar a totalidade das opiniões e perspectivas dos profissionais referidos. Para validação, 21 juízes especialistas avaliaram segundo os itens Clareza da Linguagem, Pertinência Prática e Relevância Teórica. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando válido um IVC>0,78. A avaliação dos juízes de conteúdo, classificou a tecnologia educativa validada com resultados significativos obtendo 0,92 para Clareza da Linguagem; 0,97 para Pertinência Prática; e 0,96 para Relevância Teórica.. Assim, é possível inferir que a cartilha eletrônica é clara, pertinente e relevante na prática e teoria.
Conclusões e implicações dos resultado
A construção e validação da cartilha eletrônica como tecnologia educacional é essencial na abordagem da importância do desenvolvimento das funções executivas na aprendizagem de crianças na Educação Infantil e Fundamental I. Por meio de um estudo metodológico, envolvendo revisão integrativa e entrevistas com professores, foi possível elaborar um material acessível e eficiente para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem. Ademais, a cartilha foi validada em relação a conteúdo teórico e ilustrações gráficas e apta como um instrumento de apoio para os professores. Os resultados obtidos destacaram o aprimoramento das estratégias pedagógicas que podem ser implementadas de maneira mais eficaz, promovendo não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a saúde emocional e cognitiva dos estudantes. Ao reconhecer e atuar sobre as especificidades neurobiológicas de cada aluno, os educadores podem criar ambientes inclusivos e adaptativos, que atendam às necessidades individuais e estimulem o desenvolvimento pleno de todas as crianças. A cartilha eletrônica representa uma ferramenta prática para disseminar informações fundamentais sobre o desenvolvimento cognitivo infantil e pode ser amplamente utilizada por investigadores e professores.
Área
Neurodesenvolvimento e seus Transtornos
Categoria
Educador
Instituições
Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Espírito Santo - Brasil, Universidade Federal do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil
Autores
CLÁUDIA INÊS PELEGRINI DE OLIVEIRA ABREU, NICOLLY TEIXEIRA DE OLIVEIRA, ANA CAROLINA ALMEIDA MEIRELLES, ITALLA MARIA PINHEIRO BEZERRA, LUIZ CARLOS DE ABREU