Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DOS EFEITOS DA CANNABIS SATIVA NA EPILEPSIA
Introdução
A epilepsia é uma doença neurológica com características sintomatológicas de crises epilépticas, que provoca alterações sensitivas, motoras, psíquicas e de cognição, acarretando a desordem das atividades cerebrais. Desde então, no país Brasileiro a utilização de ervas como a Cannabis do reino plantae tem sido utilizado como uma forma terapêutica em doenças mentais, principalmente quando a patologia tem ação agonista dos receptores do sistema endocanabinoide.
Objetivo
O estudo tem como objetivo identificar, a partir das evidências cientificas, os fatores farmacológicos do canabidiol (CBD) como recurso terapêutico em pacientes com Epilepsia, onde as drogas convencionais não surtem efeitos no controle das crises epilépticas.
Métodos
Utilizou-se como metodologia a revisão de literatura, com método descritivo, qualitativo, explorativo. Para elaboração desta pesquisa foi definido a questão (problema) e proposito da pesquisa, busca em banco de dados indexados em artigos e revista eletrônicas, análise de estudos, apresentação e discussão dos resultados.
Resultados
Constatou-se que existem diversos fatores que propiciam a qualidade de vida com o uso dos canabidoides, estes agem como analgésicos associados aos tratamentos convencionais, pois é um dos pontos que mais influenciam nas tomadas de decisões e existem métodos, como exemplo, a utilização em indivíduos que apresenta uma certa resistência aos anticonvulsivantes.
Conclusões
Conclui-se que, é essencial fomentar tal assunto, quebrando os tabus existentes e ampliar as discussões dentro deste público, a fim de levar o conhecimento necessário em busca de um novo olhar mais amplo sobre estes pacientes.
Palavras chave
Canabidiol. Epilepsia. Perfil terapêutico. Receptores CB1 e CB2. Endocanabinoides.
Referências (se houver)
ALVES, F. E. F. A utilização medicinal do canabidiol como recurso terapêutico: revisão bibliográfica. Revista Interfaces. 2020.
BEZERRA, G.A. V. A legalização da cannabis para fins medicinais. Universidade Federal Rural do Semi-Arido. Mossoró, 2019.
BASILIO, P. V.; FERREIRA, R.C.V. A importância do uso de canabidiol em pacientes com epilepsia. Revista Saúde Unitoledo. v. 3, n. 2, p. 86-96. São Paulo, 2019.
CAVICHIA, A.M.; CARVALHO, V. S.; RAMOS, K. Uso do canabidiol em pacientes epilépticos. Revista cientifica do centro universitário de jales. São Paulo, 2017.
FARRELLY, A.M.; VLACHOU, S.; GRINTZALIS, K. Efficacy of Phytocannabinoids in Epilepsy Treatment: Novel Approaches and Recent Advances. Int. J. Environ. Res. Public Health. Dublin, 2021.
GURGEL, H. L. C. Et al. Uso terapêutico do canabidiol: a demanda judicial no estado de Pernambuco, Brasil. Saúde Soc. v.28, n.3, p.283-295. São Paulo, 2019.
LIMA, H. L. V.; SANTOS, J. S.; SILVA, J. E. S. Uso da Cannabis sativa do tratamento da epilesia –uma revisão da literatura. Research, Society and Development. . v.10. n 15. Caruaru – PE, 2021.
MATOS, R. L. A. Et al. O uso do Canabidiol no Tratamento da Epilepsia. Revista Virtual de Química. v.9, n.2. Brasília, 2017.
NASCIMENTO, E.S. Et al. O uso da canabidiol para o tratamento da epilepsia: uma revisão bibliografica. Revista ensino saúde e biotecnologia da amazônia. v.2.p.95-99 Coari, AM, 2020.
PERSON, O. C.; PUGA, M.E.S.; ATALLAH. A. N. O que as revisões sistemáticas cochrane dizem sobre as intervenções terapêuticas com cannabis.v.4. p24. São Paulo, 2019.
SANTOS, A. P. Et al. Importância do canabidiol para o tratamento da epilepsia no Brasil. Revista saúde dos Vales.v.1, n.1. Almenara- MG, 2020. Acesso em 20 de agosto de 2021.
SANTOS, S.O. MIRANDA, M.B.S. Uso medicinal da cannabis sativa e sua representação social. Revista Baiana de Saúde Pública. v. 43. n3. p697-718. Salvador – BH, 2019.
SILVA, L.F.B.A Et al. O canabidiol e a epilepsia fármaco-resistente: uma revisão integrativa nos últimos 5 anos. Revista Interdisciplina em Saúde. Cajazeiras, 2018.
PEREIRA, F. A. Et al. Efeitos do canabidiol na frequência das crises epilépticas: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria. Bahia, 2018.
Declaração de conflito de interesses de TODOS os autores
AUTORIZADOS
Área
Epilepsias
Instituições
Centro Universitário Aparício Carvalho - FIMCA - Rondônia - Brasil
Autores
BRUNA CAMELO GÓES, LAURA LUANA SIMIONI, MATHEUS ROCHA PIOVEZAN DA SILVA, SORAIA ALVARENGA ESQUERDO